Buscar

O que é Fotografia Equestre.

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Um bom fotógrafo precisa saber minimamente capturar todo tipo de imagem e ter o domínio da luz na hora de fotografar, porém a fotografia equestre ou a fotografia de cavalo exige uma gama bem maior de conhecimento técnico para alcançar o objetivo final.


Um leigo diria, por pura falta de conhecimento, observando uma imagem de um cavalo parado, com seus membros postados corretamente, suas orelhas e cabeça bem direcionadas, que poderia captar essa imagem sem muitas complicações, me diga se já não olhou para uma imagem dessa e pensou, essa eu mesmo faria??


Pois é, provavelmente você não faria, não dessa forma, existem muitos detalhes a serem seguidos e estudados.


A fotografia equestre engloba muitas peculiaridades, partimos do pressuposto que sendo um animal ele não seguirá nenhuma regra do tipo, ...se posicione aqui ...olhe para frente ...levante suas orelhas, seria glorioso se os fizesse rss. Seguindo essa linha de raciocínio ele também não vem maquiado para a sessão, é preciso fazer a toalete completa do animal, seguindo o padrão racial e a exigência do proprietário.


Todos esses detalhes tem algo em comum que é o animal em si, mas não para por ai, a fotografia equestre possui muitos outros seguimentos que demandam conhecimento extra como: eventos esportivos, material publicitário, leilões entre outros cada uma dessas áreas possuem dinâmicas e características diferentes a serem seguidas, além é claro da necessidade da luz e do tempo que nem sempre estão do nosso lado, chuva, vento, frio, sol a pino, são variáveis que deixariam qualquer fotógrafo apavorado, no nosso caso faz parte do dia a dia, não tem como fugir, principalmente se tratando de eventos esportivos.


Enfim, eu ficaria aqui escrevendo outras tantas práticas importantes, citaria o quanto é necessário o trabalho dos tratadores e assistentes, mas a prosa iria longe, não chegaria logo no assunto, no ARTISTA principal que é o CAVALO.


Os Cavalos, (colocando no mesmo pacote os Asininos, Muares e Pôneis englobando ai o termo Equestre), são os artistas principais da nossa brincadeira e por isso recebem um capítulo a parte no trabalho, mesmo sabendo de todas as características citadas a cima, ainda assim não seria suficiente para captar boas imagens.


É preciso ter sinergia, conexão com eles, o diálogo é no olhar, você até fala, acaricia, mas é preciso ter a sensibilidade de entender o silêncio e as atitudes para criar a relação perfeita.


Muitas vezes é preciso saber parar, nem sempre as sessões fluem de uma maneira linear, constante, costumo dizer que cada sessão é um flash rss...


O que é claro como a água é que é preciso criar o respeito e a confiança mútua em cada sessão, unindo a isso toda a técnica necessária seremos retribuídos com imagens cheias de personalidade e essência.


Obrigada por chegar até aqui e até breve!!


Gisele Tomazela




Gisele Tomazela - Logo